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SAIBA + FUNDAMENTAL II E MÉDIO

Por Estevam Carvalho Mendes

BOLETIM INFORMATIVO “SAIBA +”

São Luís, 21 de janeiro de 2021

Estimados pais, alunos e responsáveis:

 

            Nós do Colégio Adventista de São Luís, estamos ansiosos e preparados para receber nossos alunos com segurança. Também estamos atentos ao quadro geral de saúde em nosso Estado e todas as atualizações governamentais. Vamos nos empenhar ao máximo para manter todos os nossos alunos, pais e responsáveis informados com a maior antecedência e clareza possíveis. 

            Sabemos que é um momento de preocupação e cuidado, e nosso compromisso é prover as melhores condições de segurança, de desenvolvimento acadêmico e emocional para nossos alunos. 

Continuamos sempre pedindo a Deus que seja nosso principal Conselheiro em tempos tão incertos e que continue cuidando da sua família.

 

RETORNO ÀS AULAS:

 

O retorno das atividades presenciais para o ensino fundamental será no dia 25 de janeiro. Funcionaremos em sistema de ENSINO COMBINADO (que alterna aulas presenciais e remotas, via zoom. 50% dos alunos assistindo de forma presencial e 50% na forma on-line). Os que estão tendo aula presencial em um dia, assistirão de maneira on-line no dia seguinte, e vice e versa.

Dividiremos a turma em dois grupos, os quais denominaremos Grupo A e Grupo B.

Adotamos todas as medidas de higienização recomendadas pelos órgãos internacionais de segurança sanitária, além de reforçarmos o distanciamento social e redução das turmas pela metade, com rodízio semanal.

 

  1. ENSINO PRESENCIAL:
  • O uso do uniforme é imprescindível;
  • O uso de máscaras é obrigatório (trazer máscara de reserva);
  • É essencial que cada aluno traga e faça uso de seu recipiente de água individualmente. (Os bebedouros foram adaptados para utilização de garrafinhas);
  • Dispensadores de álcool em gel foram espalhados pelos espaços físicos da instituição, para garantir ainda mais a segurança e a saúde da comunidade escolar.

 

  1. ENSINO REMOTO:
  • O uso do uniforme é imprescindível;
  • As câmeras devem ficar ligadas durante todas as aulas (caso aconteça algum imprevisto técnico o serviço de orientação educacional deverá ser informado imediatamente para que o aluno não tenha esta falta computada). 
  • Os microfones só podem ser ligados quando o(a) aluno(a) interagir participando da aula;
  • A identificação do(a) aluno(a) na aula via zoom, deve conter nome, sobrenome, série e turma do(a)  aluno(a) (EX.: Maria Santana – 1º A) e o perfil deve ser identificado com a foto do(a) mesmo(a).
  • Quanto menos movimentação no ambiente em que o(a) aluno(a) estiver assistindo as aulas MELHOR será para a concentração do(a) mesmo(a);
  • O responsável poderá acompanhar o aluno (a), desde que só o estudante faça intervenções na aula. A presença dos pais durante as aulas é bem-vinda, porém qualquer necessidade que houver, deve ser tratada com o Colégio (Orientação, Coordenação ou Direção). Teremos o máximo prazer em atendê-los. O professor precisa se concentrar na aula, nos alunos e na turma de modo geral.

 

Caso a família tenha preferência pelo ensino apenas REMOTO, é necessário que os pais e/ou responsáveis se pronunciem, entrando em contato via WhatsApp da Orientadora Educacional do Fundamental II, prof. Carla Araújo (63) 992727832 ou Orientadora Educacional do Ensino Médio Mirna Matos (98) 8426-6587.

  1.  ORGANIZAÇÃO DAS AULAS EM DIAS ALTERNADOS

 

1ª SEMANA DE AULA

GRUPO

SEGUNDA 25/01

TERÇA

26/01

QUARTA

27/01

QUINTA

28/01

SEXTA

29/01

A

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

B

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

2ª SEMANA DE AULA

GRUPO

SEGUNDA 01/02

TERÇA

02/02

QUARTA

03/02

QUINTA

04/02

SEXTA

05/02

A

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

B

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

3ª SEMANA DE AULA

GRUPO

SEGUNDA 08/02

TERÇA

09/02

QUARTA

10/02

QUINTA

11/02

SEXTA

12/02

A

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

B

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

SEMANA DE AULA

GRUPO

SEGUNDA 15/02

TERÇA

16/02

QUARTA

17/02

QUINTA

18/02

SEXTA

19/02

A

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

B

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

5ª SEMANA DE AULA

GRUPO

SEGUNDA 22/02

TERÇA

23/02

QUARTA

24/02

QUINTA

25/02

SEXTA

26/02

A

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

B

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

AULA PRESENCIAL

AULA REMOTA

 

 

 

 

  1. PROTOCOLOS:

 

4.1. Protocolo de Entrada na Escola

Todo o aparato de segurança está preparado na escola, para que a saúde de nossos alunos e servidores seja garantida nesse momento.

Na entrada da escola haverá termômetros para aferição de temperatura corporal, tapetes desinfetantes e álcool em gel para as mãos. Todos os alunos passarão pelo protocolo de checagem diariamente.

 

4.2. Protocolo em Sala de Aula

Em sala de aula, será respeitada a distância de 1,5 metro entre as carteiras. Após o aluno ocupar o seu lugar em sala, não poderá ficar se locomovendo ou ainda se posicionar em outro lugar fora do já estabelecido. Quando o aluno estiver com dúvidas sobre algum assunto ou conteúdo, deverá levantar a mão, sem sair do seu lugar, para que o professor explique novamente lá da frente, próximo ao quadro, evitando assim o contato direto com o professor.

 

4.3. Protocolo no Horário de Saída

Caso o aluno não tenha autorização para sair sozinho da escola e tenha que ficar no pátio aguardando o responsável, terá à sua disposição alguns assentos, obedecendo o distanciamento regulamentar.

 

4.4. Protocolo nas Aulas de Educação Física

Neste período as aulas ocorrerão de forma que os alunos não tenham contato entre si.

 

4.5. Protocolo de limpeza diária do prédio escolar

Os espaços da escola, bem como sua mobília completa, serão desinfetados diariamente.

 

  1. HORÁRIO DE ENTRADA

5.1. Turno matutino: o aluno poderá chegar à escola das 6h30 às 7h10 (com tolerância de 10 minutos). A partir das 7h21 o aluno receberá falta no 1º horário de aula e só entrará para a 2ª aula às 8h.

5.2. Turno vespertino: O aluno pode chegar à escola das 12h30 às 13h10 (com tolerância de 10 minutos). A partir das 13h21 o aluno receberá falta no 1º horário de aula e só entrará para a 2ª aula (às 14h).

 

 6. RESPONSABILIDADE DOS PAIS

Os pais deverão cumprir os horários de saída das aulas para que os alunos não fiquem aguardando por muito tempo fora no pátio, evitando assim o contato com outros alunos. Deverão também entregar o aluno na portaria da escola. Por motivo de segurança, neste período, os nossos monitores não abrirão a porta do carro.

A fim de proteger a nossa comunidade escolar, não será permitida a circulação de pais e/ou responsáveis, bem como qualquer outra pessoa nas áreas internas da escola e, se porventura houver casos em que haja necessidade desta circulação, todos terão que seguir o protocolo de segurança.

 

 

7. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E EMOCIONAL AOS ALUNOS

            O serviço de orientação educacional estará atento, realizando um acompanhamento específico, especialmente quanto aos que enfrentarão maior dificuldade de adaptação nessa volta às aulas.

 

8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO

 

8.1. Ensino Fundamental 2 - Os instrumentos avaliativos serão os seguintes:

 

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

VALOR MÁXIMO

AV 1- AVALIAÇÃO CONTÍNUA (atividades, pesquisas, simulados. À critério do Professor)

10,0

AV 2- PROVA (com 10 questões objetivas pelo sistema do CPB provas)

10,0

OBS.: A média bimestral é a soma da AV1 + AV2 dividido por 2. O aluno terá êxito no bimestre alcançando a média mínima 7,0.

           

8.2. Ensino Médio - Os instrumentos avaliativos serão os seguintes:

           

INSTRUMENTOS AVALIATIVOS

VALOR MÁXIMO

AV 1- PROVA (com 10 questões objetivas pelo sistema do CPB provas)

10,0

AV 2- PROVA (com 10 questões objetivas pelo sistema do CPB provas)

10,0

OBS.: A média bimestral é a soma da AV1 + AV2 dividido por 2. O aluno terá êxito no bimestre alcançando a média mínima 7,0.

 

            8.3. Superação bimestral – Acontecerá a cada final de bimestre para atender aos alunos com médias abaixo de 7,0.

Os alunos que perderem provas nos dias marcados irão automaticamente para a superação bimestral. Casos excepcionais devem ser tratados com a orientação educacional antecipadamente (ou de imediato) com comprovação, e resolvido em seguida. 

 

9.  CALENDÁRIO ANUAL

           

Para atender todas as orientações sobre a continuação do distanciamento social, readequamos o nosso calendário e por esse motivo vocês receberão o Calendário Escolar até a 1ª Reunião de Pais de 2021, que ocorrerá nos dias 23 de fevereiro para o Ensino Fundamental II e 24 de fevereiro para o Ensino Médio, às 19h na capela do Colégio (ambas serão transmitidas via zoom).

O CALENDÁRIO ANUAL deve ser guardado com carinho, pois ele é importante para que saibam as datas das atividades do ano letivo.

 

10. FINALIZANDO

 

            Todas as regras e orientações tratadas neste documento seguem o regimento escolar e devem ser observadas com rigor para que não haja necessidade de aplicação de sanções.

            Por fim, estamos felizes porque podemos contar com nossos alunos de volta ao espaço escolar. A partir de agora teremos tempo suficiente para matar as saudades e seguir firmes com o nosso compromisso em unidade, família e escola, de atuar MUITO ALÉM DO ENSINO.

 

            Gratos pela confiança!

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    CEP: 65000-000
  • Telefone: (98) 4009-4646
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