BOLETIM INFORMATIVO “SAIBA +”
São Luís, 21 de janeiro de 2021
Estimados pais, alunos e responsáveis:
Nós do Colégio Adventista de São Luís, estamos ansiosos e preparados para receber nossos alunos com segurança. Também estamos atentos ao quadro geral de saúde em nosso Estado e todas as atualizações governamentais. Vamos nos empenhar ao máximo para manter todos os nossos alunos, pais e responsáveis informados com a maior antecedência e clareza possíveis.
Sabemos que é um momento de preocupação e cuidado, e nosso compromisso é prover as melhores condições de segurança, de desenvolvimento acadêmico e emocional para nossos alunos.
Continuamos sempre pedindo a Deus que seja nosso principal Conselheiro em tempos tão incertos e que continue cuidando da sua família.
RETORNO ÀS AULAS:
O retorno das atividades presenciais para o ensino fundamental será no dia 25 de janeiro. Funcionaremos em sistema de ENSINO COMBINADO (que alterna aulas presenciais e remotas, via zoom. 50% dos alunos assistindo de forma presencial e 50% na forma on-line). Os que estão tendo aula presencial em um dia, assistirão de maneira on-line no dia seguinte, e vice e versa.
Dividiremos a turma em dois grupos, os quais denominaremos Grupo A e Grupo B.
Adotamos todas as medidas de higienização recomendadas pelos órgãos internacionais de segurança sanitária, além de reforçarmos o distanciamento social e redução das turmas pela metade, com rodízio semanal.
Caso a família tenha preferência pelo ensino apenas REMOTO, é necessário que os pais e/ou responsáveis se pronunciem, entrando em contato via WhatsApp da Orientadora Educacional do Fundamental II, prof. Carla Araújo (63) 992727832 ou Orientadora Educacional do Ensino Médio Mirna Matos (98) 8426-6587.
GRUPO |
SEGUNDA 25/01 |
TERÇA 26/01 |
QUARTA 27/01 |
QUINTA 28/01 |
SEXTA 29/01 |
A |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
B |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
2ª SEMANA DE AULA
GRUPO |
SEGUNDA 01/02 |
TERÇA 02/02 |
QUARTA 03/02 |
QUINTA 04/02 |
SEXTA 05/02 |
A |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
B |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
GRUPO |
SEGUNDA 08/02 |
TERÇA 09/02 |
QUARTA 10/02 |
QUINTA 11/02 |
SEXTA 12/02 |
A |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
B |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
4ª SEMANA DE AULA
GRUPO |
SEGUNDA 15/02 |
TERÇA 16/02 |
QUARTA 17/02 |
QUINTA 18/02 |
SEXTA 19/02 |
A |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
B |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
5ª SEMANA DE AULA
GRUPO |
SEGUNDA 22/02 |
TERÇA 23/02 |
QUARTA 24/02 |
QUINTA 25/02 |
SEXTA 26/02 |
A |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
B |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
AULA PRESENCIAL |
AULA REMOTA |
4.1. Protocolo de Entrada na Escola
Todo o aparato de segurança está preparado na escola, para que a saúde de nossos alunos e servidores seja garantida nesse momento.
Na entrada da escola haverá termômetros para aferição de temperatura corporal, tapetes desinfetantes e álcool em gel para as mãos. Todos os alunos passarão pelo protocolo de checagem diariamente.
4.2. Protocolo em Sala de Aula
Em sala de aula, será respeitada a distância de 1,5 metro entre as carteiras. Após o aluno ocupar o seu lugar em sala, não poderá ficar se locomovendo ou ainda se posicionar em outro lugar fora do já estabelecido. Quando o aluno estiver com dúvidas sobre algum assunto ou conteúdo, deverá levantar a mão, sem sair do seu lugar, para que o professor explique novamente lá da frente, próximo ao quadro, evitando assim o contato direto com o professor.
4.3. Protocolo no Horário de Saída
Caso o aluno não tenha autorização para sair sozinho da escola e tenha que ficar no pátio aguardando o responsável, terá à sua disposição alguns assentos, obedecendo o distanciamento regulamentar.
4.4. Protocolo nas Aulas de Educação Física
Neste período as aulas ocorrerão de forma que os alunos não tenham contato entre si.
4.5. Protocolo de limpeza diária do prédio escolar
Os espaços da escola, bem como sua mobília completa, serão desinfetados diariamente.
5.1. Turno matutino: o aluno poderá chegar à escola das 6h30 às 7h10 (com tolerância de 10 minutos). A partir das 7h21 o aluno receberá falta no 1º horário de aula e só entrará para a 2ª aula às 8h.
5.2. Turno vespertino: O aluno pode chegar à escola das 12h30 às 13h10 (com tolerância de 10 minutos). A partir das 13h21 o aluno receberá falta no 1º horário de aula e só entrará para a 2ª aula (às 14h).
6. RESPONSABILIDADE DOS PAIS
Os pais deverão cumprir os horários de saída das aulas para que os alunos não fiquem aguardando por muito tempo fora no pátio, evitando assim o contato com outros alunos. Deverão também entregar o aluno na portaria da escola. Por motivo de segurança, neste período, os nossos monitores não abrirão a porta do carro.
A fim de proteger a nossa comunidade escolar, não será permitida a circulação de pais e/ou responsáveis, bem como qualquer outra pessoa nas áreas internas da escola e, se porventura houver casos em que haja necessidade desta circulação, todos terão que seguir o protocolo de segurança.
7. ACOMPANHAMENTO PEDAGÓGICO E EMOCIONAL AOS ALUNOS
O serviço de orientação educacional estará atento, realizando um acompanhamento específico, especialmente quanto aos que enfrentarão maior dificuldade de adaptação nessa volta às aulas.
8. SISTEMA DE AVALIAÇÃO
8.1. Ensino Fundamental 2 - Os instrumentos avaliativos serão os seguintes:
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS |
VALOR MÁXIMO |
AV 1- AVALIAÇÃO CONTÍNUA (atividades, pesquisas, simulados. À critério do Professor) |
10,0 |
AV 2- PROVA (com 10 questões objetivas pelo sistema do CPB provas) |
10,0 |
OBS.: A média bimestral é a soma da AV1 + AV2 dividido por 2. O aluno terá êxito no bimestre alcançando a média mínima 7,0.
8.2. Ensino Médio - Os instrumentos avaliativos serão os seguintes:
INSTRUMENTOS AVALIATIVOS |
VALOR MÁXIMO |
AV 1- PROVA (com 10 questões objetivas pelo sistema do CPB provas) |
10,0 |
AV 2- PROVA (com 10 questões objetivas pelo sistema do CPB provas) |
10,0 |
OBS.: A média bimestral é a soma da AV1 + AV2 dividido por 2. O aluno terá êxito no bimestre alcançando a média mínima 7,0.
8.3. Superação bimestral – Acontecerá a cada final de bimestre para atender aos alunos com médias abaixo de 7,0.
Os alunos que perderem provas nos dias marcados irão automaticamente para a superação bimestral. Casos excepcionais devem ser tratados com a orientação educacional antecipadamente (ou de imediato) com comprovação, e resolvido em seguida.
9. CALENDÁRIO ANUAL
O CALENDÁRIO ANUAL deve ser guardado com carinho, pois ele é importante para que saibam as datas das atividades do ano letivo.
10. FINALIZANDO
Todas as regras e orientações tratadas neste documento seguem o regimento escolar e devem ser observadas com rigor para que não haja necessidade de aplicação de sanções.
Por fim, estamos felizes porque podemos contar com nossos alunos de volta ao espaço escolar. A partir de agora teremos tempo suficiente para matar as saudades e seguir firmes com o nosso compromisso em unidade, família e escola, de atuar MUITO ALÉM DO ENSINO.
Gratos pela confiança!