Colégio Adventista de São Luís

Unidade - São Luís

São Luis - MA

Proposta Pedagógica

01/08/2011 às 18:27 | Pedro Lins

PRINCÍPIOS METODOLÓGICOS

Integração, fé e ensino.

 

Ao integrar fé e ensino, educador e educandos são levados a refletir todos os aspectos da realidade, numa perspectiva cristocêntrica. O objetivo é levar os alunos a internalizar voluntariamente uma visão da vida orientada para o serviço, motivada pelo amor e voltada para o reino eterno de Deus.

 

Estímulos ao espirito de investigação

 

O educando possui naturalmente um espírito inquiridor a respeito da vida e do funcionamento do mundo. Cabe aos nossos educadores estimulá-lo e orientá-lo a procurar respostas para suas indicações, através de instrumentos como a pesquisa, e despertar o espírito investigativo através de reflexões a respeito das diversas situações da vida humana.

 

Conhecimento da realidade do educando como ponto de partida

 

É a partir do conhecimento da realidade do educando no seu contexto social, que o educador facilitava o seu desenvolvimento físico, emocional e intelectual.

 

Relação teoria-prática

 

Teoria e prática não são na concepção adventista, duas fases, mas elementos de um círculo harmonioso. Aprende-se fazendo, faz-se aprendendo.

 

Interação afetiva

 

A relação afetiva é um dos aspectos educativos de vital importância, pela conquista do coração se obtém a amizade e se contribui para uma autoestima positiva, essencial ao crescimento da personalidade. Desenvolve-se, assim, o sentimento de aceitação, segurança e inter-relacionamento com os semelhantes.

 

Ensino de valores 

 

O ensino de valores influencia um viver coerente com os princípios básicos da ética cristã e da valorização do educando como individuo e como membro de uma comunidade, com responsabilidade e direitos em relação ao meio ambiente, à vida e à família.

 

Respeito à unicidade do educando

 

O educador reconhece e respeita a individualidade , unicidade e valor de cada pessoa. Porém o respeito a individualidade não deve negar a importância do grupo.

 

Espírito cooperativo

 

A Bíblia reforça a importância da convivência social. Portanto, o espaço escolar deve proporcionar relações de cooperação como excelente oportunidade para o desenvolvimento contínuo do conhecimento e da formação do caráter.

 

Interdisciplinaridade

 

A inter-relação com os conteúdos nas diferentes disciplinas constitui-se o foco da interdisciplinaridade. Não é possível conceber um modelo educativo que fragmente a relação que a própria vida faz de seus conteúdos no dia-dia. A Educação Adventista oferece uma relação epistemólogica entre as disciplinas para que os diversos saberes se construam de maneiras harmônica.

 

Preparo para o servir

 

Nessa perspectiva, um dos objetivos primordiais da Educação Adventista é o serviço a outros, não entendido como subserviência nem como humanitarismo altruísta, mas como essência do amor cristão e caráter semelhante ao de Cristo.

 

Organização do trabalho pedagógico

 

O trabalho pedagógico é organizado num processo participativo entre a equipe técnica pedagógica. Todos os procedimentos desenvolvidos com os alunos sao registrados em:

 

> Planejamento anual

>Plano de aula/unidade

>Registro de atividade /diário de classe

>Programa de secretaria

>Programa de acompanhamento ao aluno/SOE (Serviço de Orientação Educacional) e Psicológico (Os registros dos procedimentos e atividades encontram-se à disposição dos pais e responsáveis no Setor Pedagógico)